Disclaimer de sempre: Não sou especialista em nada, não sou jornalista, só estou fazendo a recomendação de algo que gostei. Não enche meu saco.
Por: Demolidor
Sinopse do jogo: Ajude Madeline a enfrentar seus demônios internos em sua jornada até o topo da Montanha Celeste, nesse jogo de plataforma super afiado dos criadores de TowerFall. Desbrave centenas de desafios meticulosos, descubra segredos complicados e desvende o mistério da montanha.
Hoje tô aqui para recomendar um dos jogos que eu mais me diverti jogando e que acabei desenvolvendo um certo carinho por.
Celeste é um jogo de plataforma 2D com um pixel art muito bem feita, mas que conta também com desenhos maravilhosos revelados no decorrer da trama. A arte desse jogo tem algo que faz você sentir que os artistas por trás realmente tiveram amor pelo que estavam fazendo, pelo trabalho ali desenvolvido, foi o que me foi transmitido.
Existe todo um conflito bem interessante pelo qual a protagonista Madeline passa, toda a mística da escalada da montanha e locais pelos quais ela visita estão de alguma forma relacionados a isso. Contudo, não irei comentar muito sobre, pois acredito que seja uma daquelas obras que você tem que consumir para saber como aquilo reflete em você. Ou seja, pode funcionar melhor em algumas pessoas do que em outras e você ir descobrindo aos poucos deixa mais interessante do que só sair revelando tudo.
Apesar de tudo isso, trabalho de arte ótimo e trama também, o que eu mais gostei foi a jogabilidade. Fazia alguns anos que eu não jogava nada nesse estilo, então também teve um efeito nostálgico em mim, mas acredito que só surgiu porque eu realmente estava gostando do jogo.
Todas as mecânicas funcionam muito bem e de forma fluida, como os dashes, ficar preso nas paredes, a stamina, etc. Os extras, que são os morangos colecionáveis, funcionam realmente como extra, ou seja, não tem punição caso você não deseje coletá-los. Eles estão ali para trazer mais um elemento desafiador ao jogo, no sentido que, você pode avançar de forma mais “tranquila” ou você pode ir pelo caminho mais difícil e ir tentando coletar o maior número de morangos que você conseguir. O tranquila é entre aspas, pois esse jogo não é um que eu colocaria na categoria fácil, a grande maioria dos players vai terminar o jogo com muitas mortes.
Enfim, mesmo morrendo várias vezes, em nenhum momento tive vontade de desistir do jogo, o que é algo difícil de balancear muitas vezes. Fazer com que o player tenha dificuldades, mas que não tenha rage quit e/ou fique muito frustrado a ponto de abandonar o jogo antes de terminar.
Devido a tudo isso, faço a recomendação desse jogo, pois pode agradar diversas pessoas, gente que vai gostar da arte, ou da narrativa, ou desse estilo de jogo de plataforma, ou é um daqueles jogadores mais hardcore que quer todos os colecionáveis difíceis. Se algo assim te chama a atenção, dê uma chance a Celeste.