Atenção: O texto contém spoilers.
Shiki é um anime de suspense/terror de 2010 produzido pelo estúdio Daume, adaptado de uma light novel de mesmo nome. O anime aborda uma série de mortes misteriosas que vem acontecendo na pequena vila de Sotoba, no interior do Japão.
Logo de cara somos apresentados a Megumi-chan, uma garota do ensino médio que odeia o estilo de vida da vila e sonha em viver em uma cidade grande. As únicas coisas que ela gosta nessa pequena vila é uma mansão com arquitetura de castelo medieval, e um colega de escola chamado Natsuno, o qual ela tem uma paixão não correspondida, já que ele tá cagando e andando pra ela. O 1° episódio é focado nela, e somos levados a crer que ela será a personagem principal do anime.. Só que não. Ela morre logo no 1° episódio.
Novos Moradores
Antes da morte de Megumi, uma nova família se muda para a vila para morar no grande castelo estilo europeu, e não é preciso ter muitos neurônios para saber que são eles que estão provocando essa série de mortes na vila, já que eles são nada mais nada menos que vampiros que precisam de sangue humano para poder sobreviver (Na própria sinopse do anime já especifica que são vampiros).
Clima de Suspense
O anime entra em um estado de suspense nos 4 primeiros episódios, e mesmo sendo óbvio as causas para os telespectadores, o diretor conseguiu fazer com que o mistério continuasse intrigante, já que somos totalmente imersos na visão dos moradores que não fazem a mínima ideia do que está acontecendo. Graças ao visual e a trilha sonora, assistir o anime de noite com as luzes apagadas pode requer um pouco de adrenalina.
O anime apresenta quase todos os moradores da vila, e as respectivas datas das cenas. Você começa a ficar acostumado com os personagens coadjuvantes, e seus parentes.
O Verdadeiro Protagonista
Com toda essa confusão acontecendo na cidade, é aí que somos apresentados ao nosso verdadeiro protagonista do anime, o Dr. Toshio, que está em fúria por não conseguir salvar nenhuma vida, muito menos diagnosticar precisamente a causa das mortes.
Sendo considerado uma das lideranças da vila por ser o dono da clínica Ozaki, as pessoas depositam sua fé na capacidade do doutor em achar uma cura para o que era considerado uma nova ‘’epidemia’’, vindo de uma doença desconhecida.
Durante os primeiros episódios, somos apresentados a vários conceitos de medicina para tentar explicar os acontecimentos. O doutor, que é foi uma pessoa totalmente batizada com o racionalismo moderno, é questionado por Natsuno se é possível uma pessoa morta voltar a vida, ele ri, mas logo tem um choque de realidade, e começa a levar a consideração a existência de uma velha lenda da vila de Sotoba, em que um dia os ”ressuscitados” sairiam dos seus túmulos para aterrorizar a vila.
Violência gratuita
Com uma grande jogada de mestre, o doutor consegue mostrar para a vila a existência dos Shiki, e da inicio a exterminação total da espécie, mesmo que necessário ”matar” alguém dá própria família que ressuscitou como Shiki. É a partir desse momento, que o anime deixa de andar de forma lenta, dando inicio a carnificina frenética que seguirá até o final.
Morrendo novamente
Para a alegria dos espectadores, a insuportável Megumi, que morreu no 1° episódio, morre novamente no final de uma forma brutal, pelas mãos dos fazendeiros da pequena Vila.
Você mataria para sobreviver?
Digamos que você fosse morto pelos Shikis, e ressuscitasse como um, você começaria a caçar humanos para sobreviver? E se você fosse um humano, lutaria contra amigos e familiares que viraram vampiros?
Comente a sua opinião nos comentários abaixo.
Esse anime faz você ficar pensativo várias vezes, é bom.
Anime 100% underated
True